18/08/2017     |     7:25
Login nâo efetuado, clique aqui para logar.
 
 
 
 
     Histórico

     

          Tendo em vista o abastecimento regular de água para a população que habitava os municípios de Capinzal e Ouro, a Fundação de Serviço Especial da Saúde Pública por meio da Diretoria Regional de Engenharia Sanitária do sul foi procurada pelos então prefeitos de Capinzal e Ouro  para solucionar o problema de falta de água potável para a população. O abastecimento era precário e a população se abastecia de águas de poços rasos e vertentes. O primeiro projeto para abastecer as cidades de Capinzal e Ouro foi elaborado em 1959 e atingia 2500 pessoas, foi paralisado e retomado 12 anos mais tarde, daí sim foi feita sua execução abastecendo 3000 pessoas inicialmente, isto é, 60% da população das duas cidades. 

          Existiam na época, nos dois municípios, 3 poços profundos perfurados de 78m, 120m e 90m, produzindo 2800 l/hora, 2000 l/hora e 800 l/hora, respectivamente. O primeiro abastecia 4 residências e era particular. O segundo era utilizado no Educandário das Irmãs Franciscanas, hoje Colégio Estadual Mater Dolorum, e o terceiro cerca de 3 residências. O restante da população se abastecia de águas provenientes de poços rasos, fontes e córregos d’água.

          Com o intuito de solucionar o problema de abastecimento de água nos municípios, foi instituído o SIMAE – Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto, é uma Autarquia intermunicipal, responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgotos nos municípios de Capinzal e Ouro, estado de Santa Catarina, Brasil. A Autarquia foi criada em fevereiro de 1972, através das Leis : Nº 654 e N º179, das Prefeituras Municipais de Capinzal e Ouro respectivamente, sendo que entrou em operação em abril de 1974.

          A estação de tratamento de água foi construída no período de 1972 a 1974, juntamente com um  reservatório de acumulação com capacidade para 400m³ de água. O projeto inicial da Estação de Tratamento de Água(ETA), era para uma produção (tratamento) de 25 l/s de água. No entanto começou com um volume bem menor devido a baixa demanda.

          Posteriormente foi construído um segundo reservatório com a mesma capacidade ao lado do já existente (Galeria de fotos). Inicialmente a água era distribuída somente na parte central da cidade, com o crescimento da cidade e levando-se em conta o relevo da região, fez-se necessária a construção de diversos sistemas de recalque de água compostos de casa de bomba e reservatório em diversos bairros (loteamentos) dos municípios de Capinzal e Ouro.

          Atualmente a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água é de 90 l/s, sendo que estamos operando com aproximadamente 75 l/s. A qual foi inaugurada no ano de 1972 (Galeria de fotos). Tendo como manancial para captação da água o Rio do Peixe.
          Inicialmente a Autarquia começou a funcionar em sala anexa a prefeitura municipal de Capinzal, posteriormente transferiu-se para uma sala alugada situada na Rua José Zortéa, Capinzal SC. No ano de 1990, foi construída a sede administrativa da Autarquia na Rua Domingos Omizollo, Capinzal SC, no terreno onde se encontrava construída a ETA (estação de tratamento de água), sede atual da administração da Autarquia.(Galeria de fotos).

          Com o passar do tempo o SIMAE passou por diversas transformações e dificuldades, como destaque de dificuldade podemos destacar a época que a Autarquia não possuía nenhuma viatura para transporte de pessoal, equipamentos e materiais, sendo que os servidores, quando da necessidade de deslocamento para efetuar consertos de vazamentos e demais serviços, utilizam-se de bicicletas e muitas vezes tinham que levar material e ferramentas de trabalho nas costas, o local onde abrigava o escritório e almoxarifados, era pequeno.  Outro destaque de dificuldade foi a enchente que atingiu a captação principal junto ao Rio do Peixe, onde o prédio da captação foi totalmente destruído sendo necessário a construção de um prédio novo (Galeria de fotos). Porém as dificuldades foram superadas uma a uma e hoje o SIMAE tem uma boa estrutura física em nível de equipamentos e um quadro de pessoal qualificado, dentro das necessidades para a prestação de um serviço de qualidade aos seus usuários consumidores.

          Atualmente (Ano de 2010), o SIMAE possui rede distribuição em 100% dos perímetros urbanos dos municípios de Capinzal e Ouro, o que representa em torno de 160 km de redes com as mais diversas bitolas (tamanhos). Com essa estrutura conseguimos disponibilizar água potável e de ótima qualidade à toda população urbana dos Municípios de Capinzal e Ouro.
          Além das cidades de Capinzal e Ouro e arredores, o SIMAE distribui água potável nas seguintes localidades do interior dos municípios: Distrito de Alto Alegre, Barro Preto, Capitel Santo Antonio, Lindenberg, Vidal Ramos e Vila União no município de Capinzal e o Distrito de Santa Lúcia no município de Ouro. (Galeria de fotos)

          Até o ano de 2010, passaram pela Autarquia 104 servidores, sendo que atualmente nenhum servidor que estava na Autarquia quando da sua instalação, permanece trabalhando. Mas todos indistintamente tiveram um grande valor e exerceram uma grande contribuição para o crescimento do SIMAE. O quadro atual(2010) do SIMAE é de 33 servidores, todos efetivos que são os responsáveis pela prestação de todos os serviços necessários ao fornecimento de água aos consumidores, indo desde a captação de água, até a entrega da fatura final no imóvel do proprietário.