12/12/2017     |     9:53
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     Perguntas Frequentes

     

De onde vem a água que o SIMAE distribui à população de Capinzal e Ouro?
 
     A água potável distribuída à população de Capinzal e Ouro. A água captada do Rio do peixe é bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) onde é tratada para depois ser distribuída para a população.
 
 
Por que a água dos rios deve ser tratada para ser consumida?
 
     As águas de superfície, em maior grau que as águas subterrâneas, estão expostas às intervenções humanas na bacia hidrográfica, como pecuária e agricultura. Além disso, o arraste de materiais sólidos, como terra, areia e folhas para dentro do leito dos córregos e rios pela ação das chuvas e da própria velocidade da água, traz diversos tipos de agentes patológicos presentes no solo (como bactérias e fungos) para a água, tornando-a imprópria para o consumo humano sem tratamento.
 
 
O que é água potável ?
 
Água potável é a água que pode ser consumida com segurança pela população, apresentando, portanto, características físicas, químicas, biológicas e organolépticas em conformidade com a legislação específica (Padrões de Potabilidade).
Uma água potável não deve ser confundida com água pura ou água limpa. Água pura só pode ser fabricada em laboratório através de processos de destilação.
Por outro lado, a água limpa que nós chamamos popularmente de cristalina, não é suficiente para ser considerada potável. Dentro dela pode existir muitos microorganismos, invisíveis a olho nu, que podem causar doenças.
 
 
Qual a legislação que controla a qualidade da água potável ?
 
O responsável pela normatização dos parâmetros e características da água potável, é o Ministério da Saúde . Hoje essa normatização e feita através da Portaria 518 de 25 de março de 2004. Nessa Portaria estão apresentados todos os parâmetros físicos, químicos, biológicos e organolépticos obrigatórios de análises, suas concentrações máximas permitidas em água potável, bem como freqüências, quantidades e locais de amostragens. Acesse aqui a íntegra da Portaria.
"http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/port_2914_gm_ms_2011.pdf"
 
 
Como é feita a vigilância da qualidade da água potável ?
 
É feita pelo SIMAE nos seus laboratórios que ficam junto à Estação de Tratamento de Água e laboratórios externos credenciados. Todo controle começa na própria Estação, onde todas as fases do tratamento são monitoradas por meio de análises nos laboratórios e por meio de equipamentos que fazem análises de diversos parâmetros. Nas redes de distribuição de água, são feitas aproximadamente 5.000 análises mensalmente, amostras coletadas em cerca de 400 pontos de monitoramento, desde o manancial de captação até os pontos de abastecimento nos imóveis distribuídos pela cidade.
No final de cada mês, é elaborado um relatório que é encaminhado para as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, que por meio das Vigilâncias Sanitárias, são as responsáveis pelo controle da qualidade da água nos municípios e uma cópia e disponibilizada no site do SIMAE, no link: QUALIDADE DA ÁGUA.
A água bruta captada do Rio do Peixe, também é monitorada nos laboratórios do SIMAE e periodicamente são encami
 
 
Como é feito o tratamento da água ?
 
O tratamento da água consiste na transformação da água bruta captada no rio em água potável para o consumo humano. Ele é realizado na Estação de Tratamento de Água. A primeira etapa consiste em retirar da água bruta, por processos físicos e químicos, as partículas sólidas em suspensão e diluídas que provocam cor e turbidez (baixa transparência) na água. Nesta etapa são feitas: a floculação, que é a formação de flocos de materiais sólidos em suspensão e diluídos por meio da ação de produtos químicos; a decantação, onde esses flocos ficarão retidos e a filtração, que completa a retirada desses materiais sólidos. Na próxima etapa, é adicionado o flúor, que tem a finalidade de ajudar a proteger os dentes da população, principalmente infanto-juvenil, das cáries. Também nesta etapa é adicionado o cloro, que tem a função de desinfecção da água. A presença do cloro na água, em todos os pontos das redes de distribuição, é a principal garantia da sua potabilidade.
 
 
Porque o SIMAE exige a instalação de caixa d’água ou reservatório domiciliar ?
 
A exigência de caixa d’água ou reservatório doméstico, se fundamenta no fato de que: O mesmo funciona como “quebra” da pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra, como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento de água pelo SIMAE, por motivos de reparos e manutenções das redes de distribuição.
 
 
Qual a capacidade recomendável do reservatório que o SIMAE indica ?
 
O ideal é que a reservação armazenada seja suficiente para atender ao consumo de um dia do imóvel. Adotando-se um consumo diário de 150 litros por pessoa, então em uma residência onde moram 4 pessoas, a caixa d’água deve ter uma capacidade de 600 litros (4 pessoas x 150 litros/pessoa/dia). O SIMAE exige no mínimo um reservatório/caixa d’água com capacidade para 250 litros, no caso de residência.
 
 
A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida ?
 
O SIMAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).
A manutenção da qualidade da água no interior do imóvel é de responsabilidade de cada morador e/ou proprietário. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e proceda a limpeza da caixa-d’água, a cada 6 meses. Mantenha a caixa-d’água sempre com tampa e bem vedada. Com essas medidas estará ajudando na manutenção qualidade da água consumida. Não deixe mangueiras dentro de tanques ou baldes, diretamente ligada nas instalações hidráulicas do imóvel, para evitar que a água do tanque retorne para a rede interna e venha a contaminar.
Caso percebe algum aspecto diferente do normal, busque orientação junto ao SIMAE.
 
 
O SIMAE presta serviços de limpeza de caixas d’água ?
 
Não. Cabe ao SIMAE divulgar informações explicativas, aos proprietários, de como proceder essa limpeza, através de seus técnicos, no entanto o SIMAE não efetua limpeza das Caixas d'Água nos imóveis.Veja mais informações no link INFORMAÇÕES do site do SIMAE.
 
 
Por que, às vezes, a água da minha casa sai esbranquiçada da torneira ?
 
Muita gente relaciona a coloração esbranquiçada da água com a dosagem adicional de cloro ou ar na rede. Mas isso não corresponde a verdade.
A água esbranquiçada é motivada pela presença de microbolhas, resultantes da pressão da água na tubulação, no instante da abertura da torneira. Se você deixar essa água num copo por um ou dois minutos, ela volta a ficar incolor e transparente. Esse processo é o mesmo que acontece nas cachoeiras dos rios.
 
 
Por que, às vezes, na minha casa a água chega com coloração amarelada ou marrom ?
 
Isso decorre do fato de que durante os reparos das redes, parte da terra resultante das escavações, pode, acidentalmente, adentrar pela tubulação. Quando da conclusão do reparo, esse barro é levado pela água pela rede, por conseqüência entra indistintamente nas tubulações internas dos imóveis. Visando diminuir esse problema o SIMAE, após os concertos procura dar descargas nas redes, até se constatar a clarificação da água. De qualquer forma, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população.
 
 
Águas minerais são mais seguras que água potável ?
 
Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre águas minerais verdadeiras das outras águas chamadas “engarrafadas”. É denominada de água mineral aquela proveniente de uma fonte natural cujas características físico-químicas lhe conferem uma ação medicamentosa com efeitos terapêuticos definidos. Assim, têm-se águas bicarbonatadas, águas brometadas, águas ferrujinosas, águas sulfurosas, águas radioativas, etc, cada uma com propriedades específicas de atuação no organismo. Outras águas engarrafadas, embora provenientes também de fontes naturais, apresentam concentrações mais brandas de substâncias químicas dissolvidas, e, portanto, sem efeito do ponto de vista farmacológico. Elas devem ser simplesmente chamadas de “Águas de Mesa”. As águas de mesa (engarrafadas) diferem da água potável, por não passarem por tratamento físico-químico adicional. As águas de mesa podem ser gaseificadas, sob ação do gás carbônico, adicionado a elas ou presente no estado natural. É dever do consumidor qu
 
 
Eu posso usar minha caixa d’água para reservar água de fonte alternativa ?
 
Não. Inclusive a própria legislação federal, através do Decreto nº 7.217, que, regulamentada a lei nº 11.445/07, em seu artigo 7º traz :

“.... Art. 7o A instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes.
§ 1o Entende-se como sendo a instalação hidráulica predial mencionada no caput a rede ou tubulação......”

Por outro lado o Regulamento do SIMAE, em seu artigo 31, também proíbe a interligação :
“.....
Art. 31 - As instalações prediais de água não deverão permitir a intercomunicação com outras canalizações internas, abastecidas por água de poços ou quaisquer fontes próprias.
...”
Se a sua residência estiver ligada à rede pública do SIMAE, LEMBRE-SE: o SIMAE garante a qualidade da água produzida e distribuída por ele. A mistura da água de outras fontes pode contaminar a água potável, não sendo mais responsabilidade do SIMAE sobre a qualidade dessa água.

 
 
Para que serve o hidrante ?
 
Hidrante é um dispositivo interligado à rede pública de abastecimento de água destinado a combater incêndios. Ele é utilizado exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros, para abastecimento de suas viaturas, quando de necessidade.
 
 
O que é hidrômetro e qual a sua importância ?
 
O hidrômetro é equipamento responsável pela medição do volume de água consumida no imóvel. O hidrômetro tem como medida o volume, expressos em metro cúbico ( m3) ou litros (L). Lembre-se 1m3 = 1000 litros. O hidrômetro mede continuamente o volume de água que entra no imóvel, registrando no visor os valores em metros cúbicos (números pretos) e as frações de metros cúbicos = litros (números vermelhos).
 
 
O SIMAE exige a instalação de padrão para proteção do hidrômetro ?
 
Sim. Para maior segurança do hidrômetro e manter a qualidade da água fornecida pelo SIMAE, bem como melhorar a estética do imóvel, o SIMAE adota a caixa acrílica com o padrão de proteção de hidrômetros, a qual deve ser instalada em mureta de concreto, construída conforme desenho abaixo. Esse novo padrão é adotado para ligações novas de água e para alterações de local das atuais ligações.
 
 
Como é feita a leitura do hidrômetro ?
 
Todos os meses o leiturista do SIMAE, passa no seu imóvel coletando os números pretos que aparecem no visor do seu hidrômetro. Estes números pretos representam o consumo acumulado, em m3, que entrou na sua casa desde a data que aquele hidrômetro foi instalado. Como o leiturista passa todos os meses anotando os números pretos, a diferença entre a última leitura e a leitura atual, determina o quanto o imóvel consumiu de água no período entre as duas leituras. Este resultado serve de base para o cálculo da fatura de água. Desta forma, ao receber sua conta de água, não se limite apenas a ler o valor a ser pago e a data do vencimento. Acompanhe também o consumo mensal que é um parâmetro que deve ser analisado, caso queria reduzir o valor da fatura dos meses seguintes, ou seja diminuindo o consumo como resultado um valor menor a pagar.
 
 
Como eu posso reduzir o consumo de água ?
 
A redução do consumo, para por mudança de hábitos. Pesquise no site do SIMAE dicas de como proceder para REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA, além dessas dicas você pode ainda:

- Procure conhecer a planta de sua casa e por onde passa os encanamentos embutidos.
- Nas áreas úmidas ou onde a pintura estiver descascando, pode haver vazamento.
- Consulte um encanador de sua confiança.
- Mantenha a bóia da caixa d’água, as válvulas de descargas e as torneiras em permanente estado de conservação, sem vazamentos.
- Acompanhe pela conta de água o volume consumido em sua casa todos os meses. Multiplique o volume consumido em m3 por 1.000 para obtê-lo em litros. Divida este valor por 30 (dias) para obter o consumo diário. Divida este resultado pelo número de pessoas que moram em sua casa para obter o consumo diário por pessoa (litros/pessoa/dia). Se este valor resultar em aproximadamente 150 litros, a sua família está praticando o uso racional de água. Se for maior poderá estar
 
 
Para o mesmo consumo mensal de água, todos os imóveis pagam valores iguais ?
 
Isso nem sempre é verdade. O SIMAE tem tarifas diferenciadas conforme a categoria do imóvel, assim distribuída:
Residencial Social;
Residencial;
Comercial;
Pública e
Industrial
Alem disso, cada categoria é desmembrada em faixas de consumo com preços diferenciados e progressivos, por categoria e faixas de consumo.
 
 
O que é a Tarifa Básica Operacional?
 
A Tarifa Básica Operacional e a tarifa cobrada pela manutenção e disponibilização da estrutura de abastecimento de água e da estrutura de coleta e tratamento de esgoto sanitário, referente aos custos operacionais fixos dos sistemas.A razão da existência da Tarifa Básica Operacional, deve-se ao fato de que mesmo que não haja consumo de água por parte da população, o SIMAE é obrigado a deixar a água disponível na chegada dos imóveis, isso acarreta custos à Autarquia. A manutenção de um complexo sistema de abastecimento de água exige uma permanente estruturação operacional e de apoio administrativo. Logo, é justo que haja um mínimo de retorno para cobrir esses gastos, mesmo que eventualmente os serviços deixem de ser utilizados, pois de qualquer forma eles estão sempre à sua disposição. E para estar a disposição, se gasta com o tratamento, com energia elétrica no bombeamento, pessoal, etc.
 
 
Posso Solicitando o desligamento provisório da ligação ?
 
Sim. Caso você possua uma ligação de água, e não irá utilizá-la por um período longo, você pode solicitar o seu desligamento para tanto o proprietário do imóvel deve comparecer no escritório do SIMAE e requerer o desligamento.
O SIMAE lembra que a ligação poderá permanecer desligada pelo prazo máximo de 180 dias, caso nesse prazo não seja solicitada a sua re-ligação, será considerada como ligação eliminada nesse caso para religar deverá ser efetuado o pagamento correspondente a uma ligação nova.
IMPORTANTE
Mantenha-se informado sobre os pagamentos da conta d’água do seu imóvel alugado, evitando acúmulo de débitos quando o mesmo for desocupado.
 
 
Às vezes o consumo do mês é só um pouco maior que do anterior, mas o valor da conta de água é bem maior. Porque ?
 
Para o cálculo dos valores de tarifa, o SIMAE adota uma tabela com valores progressivos, de acordo com o consumo. Quanto mais se gasta, mais se paga pelo m3. Esta tabela muda de valor a cada faixa. Essa é uma política de cobrança adotada pelo SIMAE visando inibir o desperdício de água e proteger o meio ambiente. Mais informações sobre os valores, você pode obter acessando o menu Informações – Sistema Tarifário ou Cálculo Simulado - Fatura
 
 
No meu terreno construí uma casa de fundo e aluguei o imóvel. Agora quando chega a conta de água é uma “briga” para dividir o seu valor. O que fazer ?
 
Solicite ao SIMAE uma segunda ligação exclusiva para a casa do fundo. A segunda ligação deverá ser requerida pelo proprietário, que deverá trazer uma conta de água do imóvel juntamente com :
- Cópia da Escritura do imóvel ou contrato de compra e venda registrado devidamente registrado ou com assinaturas reconhecidas em cartório;
- Cópia da Carteira de Identidade;
- Cópia do CPF ;
- Cópia do Alvará de Licença para Construção.
Obs.: Nos casos em que o imóvel estiver em nome de empresa, deverão ser apresentados os documentos da pessoa que detentora de poderes para assinar pela empresa, anexando ainda fotocópia do cartão do CNPJ da mesma.
A ligação somente será efetuada após verificação das possibilidades de realização, bem como se o local atende as exigências do SIMAE.
 
 
O SIMAE pode substituir o hidrômetro do meu imóvel e porque substitui ?
 
Sim. É de responsabilidade do SIMAE, a operação e manutenção do sistema de distribuição de água e nesse sistema se incorpora o hidrômetro. Dessa forma, sempre que for detectado alguma irregularidade com o equipamento de medição ou vier a apresentar desgastes o mesmo é substituído. Essa substituição tem por objetivo a melhora da medição do volume de água consumido, isso porque um hidrômetro novo, vem devidamente aferido pelo INMETRO, o que garante a cobrança de valor da fatura mais justo do usuário. Sempre que o SIMAE substitui o hidrômetro ele avisa o proprietário do imóvel através de correspondência.
 
 
Existe algum equipamento ou dispositivo que diminui o consumo de água? O que fazer quando terceiros vierem oferecer “serviços” ou “peças” que diminuam a conta de água?
 
O SIMAE desconhece a existência de qualquer dispositivo, que comprovadamente possam promover a redução nas contas de água. Os dispositivos chamados de “eliminadores de ar” que são oferecidos por algumas empresas com a justificativa de reduzirem as contas de água por não permitirem a passagem de ar pelo hidrômetro, não possuem nenhuma norma técnica de fabricação, nem mesmo aprovação do INMETRO. Diversos testes já foram realizados por vários institutos e empresas de saneamento no país, que concluíram que não existe eficácia na sua utilização. Em situações normais de abastecimento, não há a presença de ar nas redes, pois as mesmas trabalham sob pressão.
Por outro lado, nenhuma empresa ou pessoa que não sejam servidores do SIMAE devidamente identificado, podem executar serviços nos cavaletes dos hidrômetros (padrão proteção de hidrômetros). O bom funcionamento das redes e ligações de água, bem como a qualidade da água até o ponto de entrega, que é o hidrômetro instalado nos cavaletes
 
 
Para onde vão os recursos arrecadados pelo SIMAE nas faturas de água ?
 
Por ser uma Autarquia Intermunicipal, diretamente vinculado aos municípios de Capinzal e Ouro, todo o dinheiro arrecadado pela prestação dos serviços de distribuição de água, são utilizados na manutenção do sistema e para realização de novos investimentos no próprio sistema de abastecimento, essa é a grande vantagem do SIMAE ser uma Autarquia, nada vai para outros órgãos.
A água potável que recebemos em casa, é um produto que passa por um processo de tratamento, implicando em custos de energia elétrica, produtos químicos, materiais, equipamentos, mão de obra qualificada para operação e manutenção do sistema de coleta tratamento e distribuição. Com o crescimento da cidade e o conseqüente aumento do consumo, surge a necessidade de aumentar a área de atendimento e a disponibilidade de água. Assim, todo recurso arrecadado volta para a comunidade através da manutenção, ampliação, reforma e reaparelhamento do sistema de distribuição de água, gerando qualidade de vida para a nossa pop
 
 
Como sei que é um servidor do SIMAE que deseja vistoriar o interior do meu imóvel, ou realizar serviços no mesmo?
 
Todos os servidores do SIMAE, estarão devidamente uniformizado com identificação do SIMAE. Antes de deixá-lo entrar, é conveniente perguntar o motivo da visita. Na maioria das vezes, o servidor estará atendendo ao seu chamado. Se ficar em dúvida, ligue para o SIMAE no telefone 3555 1107 antes de abrir o portão. Nesse sentido, estamos retirando todos os medidores para a parte externa dos imóveis, evitando assim que os servidores tenham que adentrá-los para efetuarem qualquer manutenção ou verificação.
 
 
Que documentação é necessária para solicitar a ligação de água ou alterar o nome do proprietário?
 
Somente é permitido ao proprietário solicitar ligação nova de água ou alterar o nome de propriedade junto ao SIMAE. Para solicitar esse serviço, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
- Cópia da Escritura do imóvel ou contrato de compra e venda registrado devidamente registrado ou com assinaturas reconhecidas em cartório;
- Cópia da Carteira de Identidade;
- Cópia do CPF ;
- Cópia do Alvará de Licença para Construção.
Obs.: Nos casos em que o imóvel estiver em nome de empresa, deverão ser apresentados os documentos da pessoa que detentora de poderes para assinar pela empresa, anexando ainda fotocópia do cartão do CNPJ da mesma.
A ligação somente será efetuada após verificação das possibilidades de realização, bem como se o local atende as exigências do SIMAE.
 
 
Como devo proceder para programar o débito de minha fatura em conta corrente?
 
Para autorizar o débito automático em conta corrente, ou poupança em algum dos bancos credenciado pelo SIMAE e livrar-se do compromisso de ir a um banco ou ponto de recebimento todos os meses nas datas de vencimento para pagar a conta, dirija-se a agência bancária de sua preferência, veja abaixo os bancos credenciados, leve consigo uma fatura de água e autorize o seu credenciamento, com isso o banco enviará um documento para o SIMAE, informando a fatura e a conta corrente de onde deverá ser debitado o valor.
SIMAE continuará entregando sua conta no mesmo endereço e na mesma data. Este documento não serve para pagamento, é apenas para sua conferência. Bancos que possuem convênio com o SIMAE, que são : CAIXA ECONOMICA FEDERAL, BRADESCO, SICOOB, SICREDI e BANCO DO BRASIL




 
 
Onde posso pagar minha fatura de água?
 
O SIMAE possui convênio para arrecadação de faturas, com os seguintes bancos:
Casas Lotéricas
Caixa Econômica Federal – Auto atendimento
Caixa Econômica Federal – Débito Automatico
Caixa Econômica Federal -Correspondentes bancários Caixa Aqui
Banco do Brasil – Auto atendimento
Banco do Brasil – Débito Automático
Banco do Brasi - Correspondentes bancário – Ver na agência quem são
Bradesco – Auto Atendimento
Bradesco – Débito Automático
Bradesco Banco Express - Correspondentes bancários ver na agência quem são
Sicredi
SICCOB
Cressol
 
 
Como obter a 2ª via da fatura de água?
 
As 2ª vias de faturas podem ser obtidas, junto ao escritório do SIMAE, no site link Agência virtual, nesse caso há necessidade de cadastramento e liberação de senha. Outra forma é solicitar o envio por e-mail da 2ª via, o que pode ser feito ligando no escritório do SIMAE, pelo telefone 3555 1107, informando o código da ligação e o mês que se quer a 2ª via ou enviando um e-mail para leitor2@simaecao.com.br ou simae@simaecao.com.br.
 
 
Minha fatura de água venceu, posso efetuar o pagamento dela normalmente?
 
Sim. Não há limite de data para utilização da fatura para pagamento, somente deve ficar atento que após o vencimento da mesma, estará acarretando a aplicação por parte do SIMAE, de multa 2% sobre o valor total, mais correção calculada por dia de atraso com base no INPC/IBGE e caso o atraso seja maior que 30 dias, juros de 1% ao mês. Lembre-se ainda que após 60 dias do vencimento da fatura e não havendo a sua quitação, estará sujeito a interrupção do fornecimento de água no imóvel por parte do SIMAE.
 
 
Posso mudar o endereço de entrega de minha fatura?
 
Sim. Para tanto deve solicitar ao SIMAE, informando o novo local de entrega, o SIMAE somente realizará esse serviço, caso no novo endereço tenha um ponto de entrega de outras faturas ou então esteja numa rota de entrega de faturas de outros usuários.
 
 
A Fatura de água do meu imóvel esta classificada como Comercial, mas o imóvel é uma residência, como alterar?
 
As faturas são classificadas como Comercial, mesmo que o imóvel seja uma residência, quando a mesmo não atende as exigências do SIMAE, no tocante a instalação de caixa d’água ou reservatório domiciliar, quando o imóvel estava em construção no ato do pedido da ligação. Para alterar é necessário:
- Instalar o reservatório domiciliar/caixa d’água, no caso de ser esse o fato e requerer no SIMAE a alteração da Categoria da ligação;
- Caso tenha concluída a construção do imóvel ou já esteja residindo, mesmo que ainda não totalmente concluso, porém já tem instalado o reservatório domiciliar/caixa d’água, requeira no SIMAE a alteração da Categoria da ligação.
Para ambos os casos, já deve estar construída a mureta com a instalação do Padrão de proteção de hidrômetro com Caixa Acrílica.
 
 
Mesmo com o registro da ligação fechado, o hidrômetro continua marcando consumo(girando). O que poder ser?
 
Com o passar do tempo e principalmente se o registro não ficar totalmente aberto, ocorre um desgaste do mesmo, com isso passa a não vedar mais a passagem de água, nesse caso somente com a substituição do registro se solucionará o problema. Para evitar esse problema deixe sempre o registro totalmente aberto ou totalmente fechado.
Caso seja necessária a substituição do registro, se informe no SIMAE, qual o procedimento a ser adotado. Lembramos que caso o registro seja o instalado no cavelete, a substituição somente poderá ser efetuado por profissionais do SIMAE, não faça por conta própria isso resultara em cobrança de multa por parte do SIMAE.
 
 
Como faço para visitar o SIMAE?
 
Quer conhecer o SIMAE, agende a sua visita, as mesmas poderão ser feitas sempre as terças e quartas feiras no período da manhã.
Para agendar deverá ser encaminhado ofício de solicitação ao SIMAE, com antecedência mínima de 10 (dez) da data da visita, se responsabilizando por todos os riscos inerentes a visita.
As turmas para visitação ao SIMAE devem ser compostas, por grupos ou subgrupos de até 40 pessoas. Quando crianças, as mesmas devem estar acompanhadas por professores e/ou acompanhantes responsáveis;
No caso de visitas de alunos, os mesmos devem estar cursando da 3º série ou 4º ano em diante.
O SIMAE analisará o pedido e se manifestará oficialmente até 48 horas antes do dia solicitado para a visita.
O transporte ao local visitado fica sob responsabilidade do(s) requerente(s).
 
 
O SIMAE efetua vistoria para detectar vazamento nas instalações internas do imóvel?
 
Não. O SIMAE somente faz vistorias até o padrão de proteção de hidrômetro. Para vistorias nos ramais e/ou instalações internas, você deve buscar profissionais ou empresas especializadas na prestação desse tipo de serviço.
 
 
O cavelete ou padrão de proteção de hidrômetro, esta danificado posso consertá-lo?
 
Não. Todo e qualquer manutenção e/ou conserto que seja necessário ser efetuado no cavalete ou padrão de proteção de hidrômetro, somente pode ser realizado pelos profissionais do SIMAE. Então, caso perceba qualquer problema no cavalete ou padrão de proteção de hidrômetro, avise ao SIMAE, para que o mesmo resolva. Lembre-se que avisar de ocorrência de vazamento, também é uma atitude de colaboração com o desperdício e com o meio ambiente.
 
 
Posso ceder água da minha ligação para ser utilizada em outros imóveis?
 
Não. O regulamento do SIMAE, prevê em seu Artigo 30, o seguinte: “.... É proibida, salvo consentimento prévio do SIMAE, qualquer extensão do ramal predial interno para servir outras economias, ainda que localizadas no mesmo terreno e pertencentes ao mesmo proprietário.
...”. Dessa forma, mesmo que para uso temporário, é proibido ceder água para uso de terceiros. Somente em casos específicos e devidamente autorizado pelo SIMAE é que pode ser cedido. Nos casos em que o SIMAE detectar esse procedimento, o usuário que esta cedendo esta sujeito a aplicação de multa.