Você está em / Autoatendimento

Entenda seu hidrômetro


O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir e registrar o volume de água fornecido ao imóvel, permitindo ao usuário o melhor controle do seu consumo. Por isso, é importante protegê-lo.

Todos os hidrômetros que o SIMAE instala, são de qualidade e devidamente aferidos pelo INMETRO, o que garante a medição correta e justa da água consumida.

Ajude a preservar o hidrômetro, não permita jamais, que crianças ou pessoa não autorizada pelo SIMAE, mexam no mesmo. Os lacres do mesmo não devem ser violados ou retirados, uma vez que isso prejudicará a qualidade da medição e poderá acarretar multa a ser aplicada pelo SIMAE.

Tenha o hábito de efetuar a leitura periódica do seu hidrômetro, você poderá evitar desperdícios com vazamentos reduzindo o valor da sua fatura.  Anote a leitura e acompanhe a sua evolução, com isso estará acompanhando se o consumo está ocorrendo no seu imóvel.

Como Fazer a Leitura

Anote somente os algarismos pretos, que indicam os metros cúbicos (m³) de água consumidos. Cada m³ corresponde a mil litros.
        
Para acompanhar seu consumo, faça leituras periódicas e calcule quanto você está gastando. Exemplo:
Leitura no dia 1: 3534 m³.
Leitura no dia 10: 3541 m³.

CONSUMO:
3.541 m³ - 3.534 m³ = 7 m³
Foram gastos 7m³ em 10 dias.
Fazendo as contas, em 30 dias seu consumo será de aproximadamente 21 m³.
Veja:
7m³: 10 dias = 0,70 m³ por dia x 30 dias = 21 m³
Obs.: cada m³ de água = 1.000 litros